VOU DEVOLVER MEU DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO.

                                       

Todo final de ano aquele gerente de vendas de uma conceituada empresa sofria danos psicológicos irreparáveis que, até tornavam aquela época, para ele, a mais indesejável apesar de ser um paradoxo pois, finalmente, entraria para a sua conta bancaria um salário extra, ou seja, o seu tão esperado décimo terceiro salário!


Existem varias tipos de loucura, porém nenhuma que não reconheça que um dinheirinho extra, além das tradicionais mixarias salariais mensais, não sejam realmente, muito bem vindas.
Afinal, poderemos comprar umas quinquilharias e bugigangas extras, fazer uma repaginada na aparência, trocar de celular – esta desgraça então, é quase certa – ou então, gastar como quiser sem ficar pensando que faltara dinheiro no final do mês.


Mas, a questão é que, já alguns meses antes de você colocar aquela pseudo fortuna no bolso, começam a caça antecipada ao seu dinheirinho.
Ou seja, os bancos anunciam que você não precisa absolutamente esperar pelo seu décimo terceiro salário, pois eles bonzinhos para cassete, poderão antecipar para o dia que você quiser e, muitos meses antes da esperada data protocolar.
Isso não é inacreditável?


À primeira vista parece que os bancos adoram você, nutrem pela sua clientela um amor filial e incondicional, e nas cartas, e-mail e o escambal que, mandam para você só lhe chamam carinhosamente de parceiro, querido correntista, amado cliente e, razão maior da existência daquela instituição financeira, coisa assustadora para quem durante o ano todo não convive com situação em nada semelhante e sim, com taxas cobradas até, para entrar no ar-condicionado de um agencia bancária.
Quer que eu minta?
A impressão que dá é que se você morrer, fatalmente o banco acabará, irá inevitavelmente à falência, tal o trauma que eles sofrerão com a notícia da sua perda irreparável.
E a exata dimensão da calhordice da qual você está sendo vitima, só será vista quando disserem que os juros "baixíssimos" cobrados de você que, é o cliente mais especial do banco, farão com que você receba somente, um pouquinho a mais do que a metade que receberia se não fosse apressadinho, acreditando que o banco realmente lhe ama!
Acorda correntista,afinal "pouquinho", quem  acredita?

Mas, acredite você que, muitos outros assédios ao seu sagrado décimo terceiro salário,ocorrerão.
Serão as lojas de roupas, eletrodomésticos, imobiliárias, supermercados, agencia de automóveis, financeiras dizendo que aquela é hora certa de poupar, seguros de vida lhe oferecendo a possibilidade de uma vida eterna, óticas, açougue, padaria,pastelaria, enfim, todo mundo corre para lhe abraçar e levar aquela merreca do seu dinheirinho.
E se você for destas pessoas generosas, um verdadeiro franciscano capitalista que, sempre gosta de atender a todos os pedidos que lhe chegam ,prepare-se pois, deverá além daquele mirrado décimo terceiro salário, ganhar também, o décimo quarto, quinto, sexto, enfim!
E o pior desta história toda é que, quando todo mundo sabe que você está com um dinheirinho a mais o que acontece? Aumenta tudo!

Então ficamos combinados assim, o meu eu devolverei antes que façam uma nova passeata por ai, com cartazes tipo: O décimo terceiro dele é nosso!