FILHOS DA MESMA MÃE ?



Quem já não ouviu as mães em conversas de intimidade, dizerem que seus filhos são inteiramente, diferentes uns dos outros?




Além disso, manifestarem a preocupação de como as coisas podem ser assim, pois se todos nasceram do mesmo pai e da mesma mãe?


Na realidade, os filhos de mesmos pais, nasceram em épocas diferentes, e os pais assim como a vida e as águas de um rio mudam apesar, de suas novas águas passarem sempre pelo menos lugar.


Um ano, dois, quatro anos, não dá para medir, as transformações que os pais e as famílias passam e é exatamente, neste clima de constantes mutações que vão nascendo os filhos dos mesmos pais que, no entanto, são inteiramente diferentes daqueles, anteriores.

A dinâmica da vida familiar é intensa, como também a da sociedade, e o crescimento das plantas, enfim, o mundo que foi dormir ontem, ao acordar hoje, já está diferente.

A família dos Azeredos tem quatro filhos, com idades que variam em dois anos de um para outro descendente.

Adolfo Azeredo Filho é o primogênito do casal, agora com 26 anos. Formou-se em medicina e como cirurgião tem viajado o mundo a convite dos melhores centros de referência em cirurgia plástica.

Anália Azeredo é a segunda da linhagem, com 24 anos e acaba de ingressar na faculdade de arquitetura é meiga, educada e ótima companheira para seus pais.

Gersildo Azeredo tem 22 anos, cujo apelido é "bronca”, acha que não é filho de seus pais, pois, seus cabelos segundo ele, são ruins e todo enrolados.

O pior é que seus pais são loiros, ele é muito moreno, o que exacerba as paranóias do rapaz.Já foi detido com amigos em festa rave usando drogas, é irritadiço, briga demasiadamente com os irmãos e passa mais tempo morando com seus colegas, do que com seus pais.

Percival Azeredo, o caçula, agora com 20 anos, não gosta de tomar banho, tem as piores companhias que um rapaz poderia escolher, e um dia proibido pelo pai, de dormir no seu quarto com uma das suas namoradas de ocasião, as famosas "ficantes", saiu de casa, feito uma criança fazendo beicinho e, foi morar numa republica de rapazes revoltados e com sentimento de rejeição igual ao dele.

Já esteve detido em um distrito policial por duas vezes sob suspeita de roubo de automóveis.

Quando o filho mais velho nasceu, o casal Azeredo estava em plena lua de mel e ele trazia diariamente para sua esposa, Nhás –bentas e bombons de cereja, guloseimas e muito outros mimos que Naná, como ela chamava sua mulher Ana Maria, tanto gostava.
Ana Maria não continha sua felicidade à época, pois Amilcar Azeredo seu amado esposo, recebia uma promoção no trabalho a cada ano. Dinheiro farto e muito amor!

Esta vida de recíproca felicidade só terminou quando o seu terceiro filho estava em gestação e Naná descobriu que seu príncipe encantado tinha uma amante.

Foi uma gestação difícil a do menino Gersildo, talvez por isto seus cabelos ruins como ele reclama tanto.

Naná, nesta altura já era só Ana Maria mesmo, e quase abortou Gersildo, numa briga muito séria que tivera com o marido e exigia que ele saísse de casa.

Contornadas as arestas, Amílcar o antes bem sucedido homem de negócios, começou a beber muito, chegando em casa geralmente muito tarde, enquanto, o seu então, terceiro filho e ainda recém nascido, dormia mais do que via o pai, que se transformou no verdadeiro galo da madrugada.

Recuperada da gravidez, Ana Maria, Naná de saudosa memória, conheceu seu Ricardão apaixonando-se e vivendo um intenso dilema, entre sair de casa e deixar tudo para trás ou tentar conciliar a vida com aquele bêbedo marido, agora desempregado e suas responsabilidades como mãe , sem no entanto, esquecer um minuto, o seu amor que não dormia com ela , na mesma cama.

Enquanto pensava, se ia ou ficava, Ana Maria engravidou do seu último filho, que nem mesmo ela tem certeza de quem seja o pai. Era o caçula Persival.



O pai , agora um derrotado pela bebida, e ela estressada e envelhecida, não contava mais nem com o apoio afetivo do seu Ricardão, pois devido à precária situação financeira da família, passou a ser solicitado por Ana Maria, para eventuais contribuições que não só a sexual, para a manutenção da casa onde vivia de corpos separados com Gersildo, seu marido do qual um dia tanto se orgulhou.

Ricardão que só queria moleza,decidiu cair fora!

Quatro filhos, bastantes diversos um do outro e sem dúvida nenhuma, todos nascidos da mesma mãe, porém, criados em famílias absolutamente, diferentes.

Apesar de ser a mesma !

62 comentários:

- BuuH' disse...

pois é, essa é a pura verdade. o tempo muda e com ele as coisas mudam... nada é igual ao que era antes. concordo *-*

boa tarde,

by: comopenagrama.blogspot.com *-*

Maris Morgenstern disse...

Hummm
onde foi q eu já vi algo assim?

Rubens Pileggi Sá disse...

gostei da relação do texto com as imagens, que se conversam. E dá para ver o cuidado de buscar cada uma delas, também. Parabéns.

SolBarreto disse...

Um excelente texto!
Contato de forma engraçada, mas que fala a mais pra verdade...mudamos todos os dias, a cada vivencia...somos iguais, mas totalmente diferentes rsrs

ELZerfas disse...

Por essas e outras que acho bom ser filha unica!! hihihi

Patricia s2 disse...

nossa que "tornado". Foi a primeira coisa que me veio a mente...as coisas sempre mudam ,mas um dia entram na linha.

Flávia Azevedo disse...

Só o que não muda no mundo são as mudanças! Excelente post parabéns Xeroooo...

M. Sueli Gallacci disse...

Nossaaaa fiquei verdadeiramente impressionada com este post!
É a mais pura verdade. Eu, como mãe de 3 filhos, atesto que isso é verdadeiro, filhos são diferentes como os dedos da mesma mão o são. No meu caso, felizmente, as diferenças são positivas, todos com qualidades que superam em muito "os defeitinhos". E não esqueço de agradecer a Deus todos os dias por isso.
Sou coruja, sim, mas quem não é? rsss

Bjo Gde e Parabéns pelo belo texto!

Jornalista Independente disse...

Olá Paulo!
Agradeço os seus elogios e gostaria que você continuasse a ler o meu blog e se possível, divulgá-lo também. Ele tem a intenção de ser uma voz ativa contra todo tipo de roubalheira que impera na política, principalmente em nosso estado, Rio de Janeiro, que anda tão castigado.

Vou seguir o seu blog.

Desde já, um forte abraço.

Tainá Holanda disse...

Heráclito já dizia que nunca entramos duas vezes no mesmo rio, pois quando entramos pela segunda vez, tanto nós como o rio já estamos mudados.

Tainá Holanda disse...

Heráclito já dizia que nunca entramos duas vezes no mesmo rio, pois quando entramos pela segunda vez, tanto nós como o rio já estamos mudados.

Sueli disse...

Tenho três filhos completamente diferentes um do outro: fisica e psicologicamente! Não tem como contestar o que escreveste. Abração!

Gabriel Von Borell disse...

Fala aí vascaíno ! hehe . Estou aqui pra agradecer o comentário lá no blog e dizer que estou de volta após meses inativo ! E seu time ? Vai melhorar agora no retorno do Brasileirão ?
Abraços .

Sauna & Kultura disse...

Bom Dia Paulo,
Também não conhecia o seu Blog.
gostei Muito do Texto e o esmero com as imagens.
Parabéns,
Abraços//JCJovine

Altavolt disse...

Completamente baseado em fatos reais, hein, caro Paulo? Abraço!

Gallos disse...

Tenho 23 anos e tenho 2 irmas,uma d 28 outra 29.Meus pais nunca tiveram atritos e sempre estavam la quando nos precisavamos deles.Eu me achava em segundo plano pois meu pai sempre foi mais proximo da segunda filha e inclusive eu era mais proximo a ela.No entanto esta foi a q mais decepcionou meus pais e posteriormente a mim.Descobri q carater eh p/ quem tem decencia e compromisso de amor com as pessoas.

Maria "A Carioca" disse...

Já vi este filme........to tentando lembrar onde????
kkkkkk na minha casa. Tenho quatro filhos tb e........kkkkkkkkkkk
Muito bom!!!!
Obrigado pelas palavras lá no blog e fique à vontade para divulgá-lo. Rsrsrrsrsrs não fique envergonhado não, tá?
Abs e bom texto!!!!!

vicc_liveira disse...

Carambola, bem legal esse texto, eu gostei muito, eu e minha família, também somos quatro irmãos e temos pais diferentes, mas a mãe é a mesma!

Sucesso com seu Blog!

Bianca Bloise disse...

eu acho que é por aí mesmo...as familias, as pessoas são formadas pelo que absorvem.
Coitada das familias que se perdem com esta que vc escreveu...
Gostei!!! Bjosss

Graça Aguiar disse...

Parabéns!Ótimos textos, visual impecável.

Luiza disse...

Uma realidade para a qual muitas vezes fechamos os olhos. Sou filha única e meus pais não tiveram outros filhos, e como toda família, temos nossos problemas

Sonia Peña disse...

Olá Paulo,
Passei aqui para retribuir o abraço carioca e conhecer seu blog.
Adorei o texto e acredito que as diferenças são realmente a alma da vida.
Sonia.

clyreis (Spin 1/2) disse...

Oi, Paulo. Obrigado pela visita no blog Spin 1/2 e volte sempre. Também tenho lá, se vc não viu, uma seção com crônicas chamada "Cotidianas". Lembra um pouco a tua proposta, ainda que a minha tenha variações: às vezes são crônicas, outras vezes, quadrinhos, outras poemas e etc.
Mas não estou aqui pra fazer propaganda do meu blog e sim para elogiar o seu e seus contos, crônicas, histórias, criatividade e sensibilidade.
Um barato teu blog. Parabéns.
Serei seguidor.


Abraço!

Cly

Carol Buffara disse...

Oi Paulo!!! Pronto, to aqui... rs!!!!
Parabéns pelo blog!!! Muito legal!!!
Bjs, Carol

Vento Carioca disse...

Olá!
Aqui estou dando uma voltinha e adorando tudo que estou vendo por aqui.
Você trabalha muito bem com as imagens em relação ao texto, essa é a parte que eu mais gosto nos Blogs (Imagens x Textos).
Prabéns tudo perfeito por aqui.
Vou te linkar no meu blog .
Beijokas

Paula Mello disse...

Muito interessante o seu Blog!
Obrigada pela visita.
[]s

Gabriela disse...

Amei o seu blog!Você escreve super bem,e gostei bastante do seu texto,com certeza sou de uma família bem parecida como esta.
Beijos!

AGENTE FOOSE disse...

Parabéns amigo!

Mais um ótimo texto! Coloquei um link para seu ele no meu Blog! Parabéns e um grande abraço...

http://agentefoose.blogspot.com/2010/07/links-da-semana.html

Paula Pintor disse...

Olá. Gostei bastante do jogo de imagens em relação ao texto e como toda boa sátira, irônica e divertida. Ótima crônica.

Beijos.

disse...

Pais que batizam seus filhos com tais nomes querem o que???
Nada pode dar certo mesmo.
A coisa só decai e os filhos se revoltam!!!
rsrsrsrsr
Bjs

Titinha Ibrahim disse...

oi, obrigada pela visita e incentivo, tenho outro blog titinhaibrahim.blogspot.com, dê uma olhadinha, acho que vai gostar...abraços e volte sempre!rs

Juliana M. Mesquita disse...

Olá Paulo,
muito obrigada por sua visita em meu blog de poesias, mas não somente por seu amável comentário, mas porque assim pude conhecer também o seu blog que é muito interessante, espirituoso, leve e solto!

Só uma perguntinha, no início do parágrafo logo acima da imagem das Nhás-bentas, não seria "quando o filho mais VELHO nasceu"?
Até breve, abraços cariocas também.

Leo Carioca disse...

Bom, os indivíduos já são, por natureza, mentalmente diferentes entre si. Não importa nem sequer se têm parentesco ou não.
Até gêmeos, que nasceram praticamente no mesmo minuto e foram criados de forma praticamente igual, têm mentalidades diferentes! Imagine irmãos que nasceram em épocas diferentes, como você lembrou aí.
Acho que, na hora de constituir uma família e mais ainda na hora de pensar no futuro dessa família, o jeito é partir pra definição de Sócrates:

“Só sei que nada sei.”

A incerteza é a única certeza que se tem quando se bota um filho no Mundo. Ainda bem que eu, sabiamente, não cometi essa insensatez!

Juliana disse...

Paulo, adorei seu blog!!! Mto legal seu post, realmente, aqui em casa, quardadas as devidas proporções, demos em três irmãs bem diferentes umas das outras. Ainda bem que somos amigas e companheiras! :)

Beijo e continue me visitando

Ju

Claudia disse...

Paulo,
Obrigada pelo seu comentário e visita no Nov@mente.

Quem disse que a vida é justa?
bjs

Ralph Guichard disse...

Parabéns pelo trabalho com o blog, Paulo!

Abraços!

Bella disse...

Nossa, parabéns pelo blog!
muuito bom mesmo !
obrigado pela visita e pelo comentário lá no meu blog . *-*
www.bellanoblogg.blogspot.com
blog atualizado =)

Vanna disse...

Gostei muito do texto e das fotos relacionadas. Acredito fazer sentido o q diz o texto.
Abraços, bom fim d semana.

Neusa disse...

Olá Paulo,
Demorei, mas estou passando para dizer q adorei sua visita e o recado carinhoso.
Aproveito para dar PARABÉNS pelo blog, pelo texto, e pela escolha das imagens (excelentes).
Quanto ao texto posso dar meu testemunho da veracidade da historia, pois somos seis com mesmo pai e mãe, e tds completamente diferentes...rsrsrs
Voltarei para te visitar, e agora serei sua seguidora.
Paz, Amor e Alegria na sua vida.

Geisa Machado disse...

Muito bom meeeessssmo este texto, meu querido! Vc descreveu, nas entrelinhas, uma terrível dinâmica familiar.
Agora, cá entre nós, com toda a conturbação existente entre o casal, ela engravida pela 4ª vez??? E o pior é que na vida real, quantos casais não têm condições nem pra ter um filho e acabam tendo uma penca, não é?
Bjussss

Marcel Liberato disse...

po cara, me manda uns textos seu q eu coloco no meu blog. num é famoso, mas eu coloco pra tentar te ajudar. e aproveito pra ler tbm.. hehe..
abraços

Ira Buscacio disse...

Paulo Tamburro, querido amico!

É assim q é! Somos singulares, como as digitais.
Somos seres mutantes vivendo num tempo acelerado. A cada dia somos um, assim, a cada tempo vivemos uma família diferente, com filhos únicos.
Adorei o tema do post, que é extremamente complexo. Tantas possibilidades, mas é bom, pq nos faz pensar.
Vc sempre cutucando a gente, heim!
Saudade e bjs grandes

Fio Mágico disse...

Pois é...
Adorei o texto, mas..nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...rs
Inclusive os pais dos mesmos filhos não são os mesmos omo voc~e exemplifica no texto, os pais mudam e os filhos obviamente também...tudo muda o tempo todo no mundo...

Navegar é preciso.. disse...

Oi Paulo,

Obrigada por sua visita ao meu blog. Muito legal o seu blog.
Sucesso!
Fatima

Mari Amorim disse...

O Amor nunca deverá ser responsabilizado por dores,perdas ou danos e tem amplos poderes para neutralizar todas as batalhas, sejam elas emocionais, familiares ou sociais...FELIZ DIA DO AMIGO,
BOAS ENERGIAS!
Beijos,
Mari Amorim
Brincando Com a Rima

Ruth Maria Piancó disse...

Olá Paulo, boa noite!
Muito obrigada pela visita ao meu blog fiquei muito feliz.
Parabéns pelo texto, adorei tudo que vi e li.
FELIZ DIA DOS AMIGOS PRA VC TAMBÉM.
Ruth Maria Piancó

Ruth Maria Piancó disse...

Olá Paulo, boa noite!
Muito obrigada pela visita ao meu blog fiquei muito feliz.
Parabéns pelo texto, adorei tudo que vi e li.
FELIZ DIA DOS AMIGOS PRA VC TAMBÉM.
Ruth Maria Piancó

godila fernandes disse...

Olá, amigo, felicidade pelo nosso dia.
Gostei muiíssimo de ler este texto, afinal nunca havia pensado que a família, mesmo sendo a mesma, já é diferente, e transforma a prole com o passar do tempo e do envolvimento entre os demais. Tenho dois filhos, da mesma física família, mas com certeza, ~´a não mais a mesma família espiritual, social ou amorosa que seja. Belíssimo ponto de vista! Grata pelo convite é um
prazer lê-lo.

Vida e arte disse...

Revolucionou... eta gente mais enrolada... família pela diferente !!! Loucura total.O favor que pediste já o fiz e obrigado por visitar o meu cantinho.

Volte sempre

Abraços

Intense disse...

Adorei! A mais pura filosofia do cotidiano! ;)
Virei aqui visitar seus escritos de vez em quando!
Beijos

R. disse...

interessante a crônica.

é tragicamente cômico como genes recessivos e a combinação aleatória do DNA do pai e da mãe, seja lá quem sejam, possa ser um dos motivos para influenciar a vida inteira de alguém.

quando há mais de um filho, ainda mais em idades próximas, a comparação é inevitável, ainda mais quando há diferenças aparentes.

o problema é que ser diferente não é culpa de ninguém.

talvez eu tenha viajado um pouquinho, mas foi isso que seu texto me fez pensar.

obrigado por ter passado e ter feito aquele comentário no meu blog (o imperador está nu).

abraços

Daniela Calcia disse...

Obrigada, já estou seguindo!

Lu disse...

tem toda razão , épocas diferentes , famílias diferentes ,me encantei com seu texto Paulo *-*

Lu disse...

Oi paulo, em primeiro lugar quero agradecer a sua visita em meu blog e pelo comentário e força na minha caminhada.
segundo, bacalhoada? nossa!! q tentação hein?! rsrsr...
terceiro, aceitei seu convite em conhecer seu blog e adorei, parabens para vc!depois de uma olhadinha nos seus seguidores, eu tbm faço parte.
Um grd bj carioca.
lu

Ateliete® disse...

Olá,
Obrigada pela visita ao meu blog e por me convidar a vir conhecer as suas cronicas, fantásticas.
Adorei o texto, cheio de verdades. Nunva havia pensado desta maneira do porquê os filhos sao tao diferentes.

J;a estou o seguindo e em breve colocarei um link do seu blog no meu
http://papeandocomateliete.blogspot.com/

Até mais
Eliete

Eliane Bonotto disse...

Caro Paulo. Boa noite. Hoje passei um bom tempo me dedicando ao blog e vi seu comentário. Coisa rara, pois as pessoas que o freqüentam, não deixam comentários, para minha tristeza e sensação de ter o vento levando minhas palavras. rsrs
Já estou seguindo seu blog, que é muito bom. Li a crônica que você me indicou, mas vou ser bem sincera, "A Superficial Superficialidade" não me chamou tanto a atenção quanto "Os Filhos da Mesma Mãe". Esse texto está um primor. Você acredita que eu, já aos 50 anos, converso bastante e dou minha opinião em muitos fóruns, mas tenho de admitir que nunca tinha chegado a uma conclusão assim. E ela é tão óbvia.
Fiquei pensando... Como não fui eu quem escreveu esta crônica?! Ela é ótima. Adorei a foto com o coração de 100 dólares. :))
Agora, vou te dizer uma coisa, o menino Gersildo Azeredo, tem toda a razão de ser o "Bronca", pois cá pra nós, nada a ver com o cabelo... Mas uma pessoa ter de carregar para o resto da vida o nome de "Gersildo" deve ser alucinante.

Forte abraço,
Eliane Bonotto

PS: Você poderia matar minha curiosidade, por favor? Como você chegou até meu blog? :))

Daniel Savio disse...

Nada mais justo que com o tempo as familias mudem, mas infelizmente nem sempre para melhor...

Fique com Deus, menino Paulo Tamburro.
Um abraço.

Daquiele disse...

noossa , adoreii mesmo !
e estou te seguindo, qeria me manter informada a respeito sobre mais postagens suas.. e que voc tbm possa visitar meu blog ;

beijos, e um abraço
se poder ,qeria manter contato com voc.

Raphael_Davalle disse...

Demais mesmo amigo!
Que texto! Como ri aqui! Rsrs...
Sucesso semopre!
você consegue transformar nosso cotidiano e fatos verídicos em humor ímpar.
Abração!

Viviane Camacho disse...

Obrigado pelo comentario no meu Blog.
Acabei de fazed-lo pretendo dar dicas culturais no meu blog sobre filmes , peças teatrais , festas e etc !!! |Esse primeiro post foi só uma apresentação de quem sou eu. Ficaria feliz se pude-se segui-lo. Eu seguirei o seu, assim que descobrir como faço isso. A proposito tb gostei muito do seu Blog mais ainda não li tudo. Aos poucos vou lendo e deixo outras mensagens .

bjsss

Viviane Camacho disse...

Obrigado pelo comentario no meu Blog.
Acabei de fazed-lo pretendo dar dicas culturais no meu blog sobre filmes , peças teatrais , festas e etc !!! |Esse primeiro post foi só uma apresentação de quem sou eu. Ficaria feliz se pude-se segui-lo. Eu seguirei o seu, assim que descobrir como faço isso. A proposito tb gostei muito do seu Blog mais ainda não li tudo. Aos poucos vou lendo e deixo outras mensagens .

bjsss

MarisaSperanza disse...

Tudo muda o tempo inteiro.
Se não somos os mesmos e os filhos nascem em épcas diferentes ou mesmo, dentro de situações internas diferentes, os filhos irão vivenciar esses pais de formas diferenciadas e singulares. E, além dos pais, têm todo o resto, os outros agenciamentos que cada filho fez com outras pessoas e assim por diante. Acho que temos que deixar de super valorizar essa triangulação pai-mãe e filho. Nossa subjetividade se compõe e se decompõe de várias formas e contextos. É muito mais complexa
Beijocasssssssssssss