O QUE ABUNDA, EVENTUALMENTE ESCASSEIA.


Este é um título perigoso, pois a colocação da virgula é tão imprescindível como a vestimenta de um astronauta, nas suas viagens espaciais.

Mas, indo objetivamente ao assunto e sem maiores churumelas ou subterfúgios , sempre gostei muito de pássaros , mantenho as gaiolas absolutamente, limpas, comida farta e água renovada.

Antes, não suportava a idéia de admitir um pássaro em cativeiro, com todo o espaço do mundo à sua disposição, o céu azul infinito e ele ter que ficar trancafiado.

-Como minha senhora? A senhora se sente assim, no seu casamento?
Perdoe , mas contente-se ao lembrar que um astronauta dentro da cápsula espacial nas viagens ao cosmos, fica também com este seu sentimento que corrói as vísceras,em meio aquela imensidão do universo e, ele preso por aquele cordão umbilical tecnológico.

Quanto aos pássaros,quem me convenceu , definitivamente de que eu estava errado foi um amigo criador que inclusive, deu-me os que eu tenho.

Afirmou que, eu não precisava ficar com sentimento de culpa por vê-los na gaiola, pois, os meus pássaros nasceram de pais que sempre viveram assim e se os soltassem, fatalmente seriam presas fáceis de outros predadores.

Pássaro que nasce de famílias criadas em cativeiro não podem ser livres, pois sequer saberão onde alimentar-se, apesar do instinto de sobrevivência falar mais alto, fatalmente morrerão.

Isto também, acontece com seres humanos que não conseguem usar da sua liberdade, em casamentos que, hoje a média é de quatros anos.

Sentem-se aprisionados.

E depois que se libertam, livram-se das correntes?

Nos primeiros meses parece que você virou um ser extraterrestre.Come pizza no almoço e jantar.Tudo é estranho, as noites são uma novidade às quais você está absolutamente, desenturmado,sente-se solitário, tem vergonha de rebolar as nádegas e mexer sensualmente suas ancas, nas festas.Afinal homem rebola?

Atualmente, rebola e como!

E também, fazer carinha de tesão ou aquela outra de "espada", que nunca deixa escapar ninguém, ou a infalivel cara de carente abandonado!
O pior é quando a mulher quer de qualquer maneira levantar a sua camisa e ao invés de um tanquinho, depara-se com aquele barril de chope, conseqüência do que ingeria sentado no sofá da sua casa comendo tira-gosto, nos finais de semana. Vai a uma festa rave e quando a garota se dependura no seu pescoço e lhe mete a língua na garganta, sente-se o “macho”, mas imediatamente sorri amarelo, ao vê-la fazendo isso com outro cara a seu lado, e quase que, simultaneamente.

Você pensou que estava lindo, maravilhoso e irresistível. Ledo engano, era só mais uma boca, seu palhaço!

A sua conversa com as gatas ainda é sobre, preço de alimentos, o melhor supermercado para fazer compras, que precisa arranjar alguém para fazer bainha em duas calças que comprou ,o absurdo do preço das contas de água , luz , telefone, o barulho que o vizinho de cima faz , no prédio onde alugou um modesto apartamento, onde mora depois de defenestrado da sua casa.

Seu papo é de homem separado.Um tremendo careta!
Quando leva alguém para sua cama, o dia seguinte é um martírio ao olhar para o lado e ver aquele bocão aberto roncando. Enfim você é um tiranossauro, recém emergido do Big-Bang que criou o universo dos recém-chegados ao mundo dos solteiros.
Então, enche a cara para se sentir mais à vontade.E como está muito desatualizado com os preços das noitadas, entra nos lugares errados, bebe mal, paga muito, enfim o apocalipse é agora.
Mas voltando aos pássaros, eu só tenho certa implicância com o Pica-Pau, pois este é um daqueles casos, no qual a ordem dos fatores, não altera a realidade do resultado.

É sempre um caminho, sem volta!

O Trinca Ferro, também não faz meu gênero, assim como, a pomba- rola , muito menos pela pomba e indiscutivelmente, muito mais, pelo que vem depois.

Vá de retro.Voa para quem gosta!

Mas, o que queria dizer-lhes é que , limpando uma das gaiolas, joguei fora todo alpiste do comedouro, imbuído daquela aura de gastador fanfarrão,e então constatei que não tinha comprado alpiste.Que decepção.

Parecia o fim do mundo!
Alpiste sempre foi mais abundante nas minhas preocupações de compra do que a água que existe nos oceanos.

Você dirá, bobagem ,ele saiu e comprou.

Exato, foi isso mesmo, porém mas importante foi ter me inspirado o título perigoso destas mal traçadas linhas, como diriam os antigos e, principalmente esta filosófica verdade existencial!

52 comentários:

Maria José disse...

Muito bom. Você sabe escolher bem as imagens. Dão um toque especial ao seu especial modo de escrever. Beijos.

Marisa Speranza disse...

Eu tive, há muito tempo, uma maritaca de cativeiro que fugiu. Fiquei arrasada por que ela se foi. Independente do que eu sabia da realidade, sempre gostei de pensar que ela se deu bem; até porque eu não podia fazer mais nada. Todos nós, independente de qualquer coisa, nos sentimos presos. Tem gente, por ex, que fica preso ao orgulho.Tem gente que sabe negociar sua liberdade. Sabe até negociar com seu predador. Não entendi bem: em seu texto vc fala para as mulheres ou para os homens? Em dado momento parece que a situação é a mesma. Ledo engano: faz toda diferença, aqui no Brasil, por exemplo, o gênero em questão. Claro que os dois são idiotas porque nem fizeram bom proveito de quando eles devaneavam suas liberdades. A vida é dura, Paulo. A pergunta que fica é bem reichiana: Orgasmo Duradouro ou Casamento indissolúvel? Tratando-se de gente, às vezes é difícil chegar a um ponto. Acho que estou meio burra hj e não sei direito se entendi o seu texto. Mas, não se sinta culpado por me prender na gaiola das burras ( ou loucas)
beijocassssssssssss

Ulisses Barreto disse...

É realmente tem gente que não sabe lidar com a liberdade, tem gente que não sabe lidar com o casamento, tem pássaro que não vive livre, nem poderia.Certo é que devemos nos adaptar para sobreviver. Abraço bela crônica.

Visão Desconexa disse...

Suas bem traçadas linhas cumpriram o objetivo. Cá estou eu, com a barriga remoída por um sanduíche de pernil com queijo coalho mal digerido, rindo sem que minha mulher, que assim que surgiu o meu primeiro dente, aproximou-se para saber quem seria a siri-gaita que me fazia rir a uma hora dessas, voltasse ao seu lugar com a certeza desejada. Nenhuma e nem a outra.
Estranhou meu tratamento: " O que foi amor, é só um blog de humor com um texto muito bem escrito e que de uma certa forma fala de nosso amor." ela não entendeu nada, mas afastou-se.
Eu não estava mentindo para ela - juro que parei! Seu texto me fez temer pelo futuro desejadíssimo por aqui da vida de um solteiro. Meu Deus!! Vou já fazer-lhe um chazinho com biscoito. Preciso agradá-la.
Quanto aos passarinhos... Pô, topa patrocinar a minha "PERVSP" Primeira Escola de Readaptação à Vida Selvagem para Pássaros?
Ah! Estou com as meninas, no pensamento de uma e no sentimento da outra.
Abraços

Daniel Savio disse...

Cara, mas pergunta se a periquita for criada solta o dono do passaro não vai piar com o casamento?!

Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade.

Mas tem homem que nasceu para ser submisso mesmo, sem eira, ou beira.

Fique com Deus, menina Paulo Tamburro.
Um abraço.

Ludmilla disse...

é a vida mesmo!casar tem suas coisas boas, ser solteiro também, eu nunca fui tão feliz solteira como sou casada!

Tatiana Coutinho disse...

Esperei pelo estabelecimento da relação entre o pássaro e casamento. Ficou subentendido para mim. Não sei qual é o seu público alvo, mas a burra aqui não conseguiu entender claramente!

Mesmo assim, o texto é muito bom.
Onde você dá aula Paulo?

Vera Nilce disse...

bom seu texto Paulo, dizem que homem fica mesmo meio perdido quando separa...ser casado é bom quando está bom, quando não está bom melhor ficar solteiro, mesmo com dificuldades, pelo menos têm-se a perspectiva que algo interessante pode acontecer...eu por exemplo não quis e não quero viver de aparências o cara comigo e desejando outra, estando comigo só porque tem medo de perder quem dele cuide. Tenho pena de quem vive assim e admiro os que ousam e têm coragem pra reprogramar a vida.E se há humor há esperança rsss. Parabéns! obrigada por visitar minha pagina

João Vicente Teixeira Lacerda disse...

É Paulo,

Voce contradisse aquele velho ditado: "- O que abunda não faz falta." e me convenceu.

Sensacional como sempre!!!

Hoje não posso falar de futebol, kkk.

Um grande abraço carioca.

Viajante do sol noturno disse...

Perfeito!
Meu pai era criador de canários e adorei seu texto.
Siga meu blog também, se lhe aprouver.

Lucia Alfaya disse...

Eu, particularmente gosto da pomba, solta, fora da gaiola. Não gosto de engaiolar nem ser engaiolada e lido muito bem com a minha liberdade. Gosto de pensar que sei lidar também com a liberdade alheia, ou não, como costuma dizer o grande filósofo Caetano...
Abraço
Lúcia

Tania regina Contreiras disse...

Tô aqui retribuindo a visita e seguindo...Vou dar uma passeada pelo seu blog...
Beijos

Camila Lemos , disse...

Adorei!!
Eu tenho um amigo que falava desse jeito sempre que eu tentava falar sério. Falava sobre pássaros, casamentos e gaiolas; eu bolava de rir. Adorei esse blog. Seguuuindo :*

Pólen Radioativo disse...

Menino, adorei o texto! Até rolou uma identificação em certos momentos kkkkk
Embora haja prisões bem confortáveis, acho que gaiola não tá com nada.
Obrigada pela visita no Pólen!!!
Já estou seguindo aqui.

Beijos...

Gabriel Matos disse...

Muito boas as suas palavras Paulo, estarei sempre por aqui lendo o que vc escreve.

Francisco Cota disse...

Curto bunda e curto filosofia. Abraço, Paulo!

Aposta Certa disse...

adorei o jeito cm q vc usou as imagens durantes os textos...

bjbj,liih

Fátima disse...

Paulo meu lindo,primeiramente beijo -lhe a testa com muito carinho pelo seu comentário lá no blog.
Ser homem... se sentir macho... mas não ter medo de ser sensível e com isso virar maricas.
Tanto quanto sentir é demonstrar a forma como vê e valoriza as mulheres, dando a elas o crédito que lhes é devido, assim como aos homens na mesma proporção.
Adorei mesmo seu comentário, maturidade e sensibilidade.

Quanto ao seu texto, se bem entendi sua comparação, penso que podemos nos sentir livres estando em gaiolas, e o inverso tão verdadeiro quanto.
Não existe situação onde tudo são flores, estaremos sempre abrindo mão de alguma coisa em nome de outra, é a lei da compensação...na verdade, olhamos para a situação inversa à que estamos vivendo, vendo apenas o que de positivo ela nos mostra, e olhamos pra a nossa vendo apenas o que de negativo ela nos oferece.
Se sairmos dela, e invertermos a posição, vamos continuar achando que a outra opção é a melhor.
O que devemos e temos efetivamente que fazer, é ver sempre tudo de bom que cada situação nos proporciona, pois quem está dentro quer sair, e quem está fora quer entrar, vê que loucura!!!!
A liberdade está dentro de cada um, independente de qualquer coisa, tempo, estado civil, lugar ou sexo.
Também adoro pássaros, na gaiola ou voando livremente...

Beijo com carinho.

Alessandra M. disse...

Oi Paulo, recebi seu comentário no meu blog e dei uma passada aqui!

Parabéns, muito boom! Ja estou seguindo
heuheuheue

Beijos!

Paty Michele disse...

Obrigada pelo comentário no meu blog. Gostei daqui, vou ficar "freguesa", rsrs
Já conhecia o Fotofalada.

bjão

Blogando com Bebeth disse...

Oi Paulo
Gostei da visita e de tudo que li aqui.
Quantas verdades se diz brincando!

Fui casada 21 anos com um colecionador de pássaros e quando nos separamos essa foi a maior liberdade que senti.
Não ter que alimentá-los na gaiola!
rs

Hoje curto o canto dos passarinhos (adoro), mas todos livres no quintal da minha casa ... na área da minha piscina.

E posso te garantir (pra mim que experimentei os dois lados dessa moeda - tanto no casamento quanto na prisão de pássaros) que assim como vivo hoje é muuuito melhor!
rs

Beijos

iala disse...

hahahahaha
quanto humor em seu blog!
curti e já estou te seguindo...
me segueeeeeeeeeeeeeeeee
hahahaha
=*

Alcione Santana disse...

Olha eu aqui,já estou te seguindo adorei o blog.

Bjs,

Lu Leal. disse...

Muito bom mesmo e as imagens ficaram bem expostas no texto, interessante. Fiquei curiosa e vim ler *-*

Teresa Cristina flordecaju disse...

Realmente um texto que fale sobre pode ter humor... mas gostei dos pássaros. Por aqui há uns sabiás, bem-te-vis e umas rolinhas (estas as muheres costumam comer - fritas - literalmente nas saias para enjoos de gravidez...)... e vou por aqui... te seguindo...

Liz Dantas disse...

Olá amigo
Muito obrigada por sua visita,tenha certeza de que seu blog é muito lindo,com imagens encantadoras,também pudera né? vives na "Cidade maravilhosa" rsrsrs

Mitchel disse...

Oi Paulo!! Vc é uma figura. Adorei a forma de abordar o assunto. Já virei sua seguidora.
valeu.

'Lara Mello disse...

Oii..Gostei do seu texto e já te sigo..Bju!

Flor da Vida disse...

O teu texto na verdade é verdadeiro e bastante reflexivo... Se uma gaiola bem limpa, comida e água fresca, creio que o pássaro irá preferir viver a liberdade em cânticos versificados...
Amigo amei tudo que vi e li nos teus dois blogs que visitei... Seguindo-o com imenso prazer...
Carinhos meus a ti... Abraços

@ngel@ disse...

apesar das piadas de loira espalhadas pelos blogs...
...vim retribuir a visita e adorei! :)
cotidiano muito bem (d)escrito.

Mariana Magalhães disse...

Olá, Paulo! Obrigada pelo convite... Interessante o seu blogger! Convido-lhe a seguir o meu tb!

Rosana disse...

Olá, estou retribuindo a visita e pergunto: POR QUE VC MANDOU UM ABRAÇO "PROS" MUDINHOS???

Isis Nogueira disse...

Olá Paulo

Obrigada pela visita em meu blog:

isissouzanogueira.blogspot.com

Espero que tenha sido útil para você e seus seguidores.

Amo o Rio de janeiro e fiquei orgulhosa em ver uma foto da minha terra em seu site.

Estou seguindo seu blog e espero vê-lo como seguidor do meu.

Um abraço respeitoso e espero vê-lo novamente por lá.

Isis Nogueira

Isis Nogueira disse...

ah sim..sobre o tema O QUE ABUNDA, EVENTUALMENTE ESCASSEIA...eu amei! hehehehe

abraços.

Clarissa Pacheco disse...

Oi, Paulo!
Gostei do blog, dos textos, das imagens.Enfim, gostei! rsrs
Obrigada pela visita, volta por lá rsrsrs

Beeeeeijos

Renata Zakhem disse...

Oi Paulo,

Ontem li sua postagem, escrevi um monte de coisas e no final...alguma coisa errada, não apareceu.
Adorei o texto, pois nos faz pensar muito sobre o assunto - Liberdade.
Para mim a liberdade está relacionada a alma, a se permetir. Ser livre é ser leve.
No casamento, fazendo o trocadilho com seus pássaros, tem um sabedoria popular que diz que devemos manter a gaiola com a porta aberta, se o pássaro ficar é porque ele quer, a sensação de liberdade e confiança que damos ao outro é que faz a diferença, né!?
Obrigada pelas palavras em minha postagem.
Abraço carioca retribuído.

Diu Mota disse...

Que boa visita... E o que me impressionou foi a forma que abordou assuntos tão complicados e que nos assombram nessa modernidade fulgaz. Essa sensibilidade é que nos salva, e com o humor fica bem mais fácil...
inté!

Estarei por aqui...

Paola. disse...

Eu já tive muitos passarinhos e nunca concordei em deixar eles presos nas gaiolas, mas vendo por esse lado você está certo. Quando eu era menor gostava de fazer armnadilha para as rolinhas, que ruim né? hahaha Adorei o seu texto, as ilustrações que são engraçadas rs
Beijão carioca!

lu disse...

A gnt se acostumou e nem sentiu a essa vida :)

Paulo Peltier Fucci disse...

Paulo, bom dia. Adorei o texto!
Obrigado pelo comentário no meu blog, foi o primeiro! Nunca vou esquecer (risos)!

Meu pai é criador de pássaros, já fiz os mesmos questionamentos sobre sua criação, quem sabe um dia também não me converto (risos)?

Me identifiquei muito com a fase de ser defenestrado, o texto está excelente. Parabéns! E obrigado pelo incentivo a continuar escrevendo, já virei seguidor do teu blog!

Abraços,
Paulo P. Fucci

Thayana Ota disse...

Menino...que imaginação incrivel é essa? kkkkkk...me arrancou boas risadas! E A preocupação em encontrar imagens que casassem com o texto deixou ele ainda ainda mais rico! Parabens! kkkk bjaooo

Oria Allyahan disse...

Olá, Paulo - senhor das analogias!! Blz?!
Demorei, mas apareci!
Gostei muito do seu blog, menino.
^^

(=';'=) R@chel Gomes disse...

Olá!! Gostei do seu blog! É muito interessante. Faz uma mistura de humor com uma pontinha de crítica...bem bolado! Estou seguindo vc! rsrs
Bjo

'Lara Mello disse...

Obrigada pela força! Bju!

denisebondan disse...

MUito legal o seu texto ! Bem humorado e com grandes verdades!
As ilustrações são um show á parte ! rs
Parabéns pelo blog ! bjo
Denise

Cantinho da Nanda! disse...

Gostei muito dos teus textos qualquer dia desses posto uns em meu blog... rs

Lulis Paz disse...

Adorei o estilo do teu blog e estou seguindo,se quiseres seguir o meu tmb ficarei grato. abrass de um gaúcho ^^

Priscila Cunha/Liberdade de Consciência disse...

ah ah ah ah, muito bom! Verdade...e o pior são aqueles passáros...os que são criados em liberdade, com liberdade, sabem o sabor do absinto..mas precisam "acostumar-se" e tornam-se cativos..aí sim, mora a desgraça!"Pai! Afasta de mim esse cálice...de vinho tinto de sangue"..rs
Muito Bom

Ana disse...

Boa Tarde Paulo, amei seu blog vc é muito criativo...as fotos do Rio de Janeiro estão ótimas.
agradeço a visita no blog de Denilson Alves meu ex namorado e espero sua visita em meu blog analuartesanatorj.blogspot.com
beijinhos Analu

"ops" Feliz dia do Amigo atrasado.

ROSANA COSTA disse...

BOA TARDE PAULO...DESCULPA POR NÃO RESPONDER SEUS COMENTÁRIOS...SABE COMO É TRABALHAR ... ESTUDAR...PROVAS...E HJ APROVEITEI PARA DAR UMA ESPIADINHA NO SEU BLOG...REALMENTE VC É UM ESPETÁCULO...ADOROOOO LER OS SEUS TEXTOS...CONSIGO ME DESCONECTAR DESSE MEU MUNDO LOUCO E CANSATIVO E VIAJAR COM AS SUAS CRÔNICAS E CONFESSO Q EM ALGUNS TRECHOS EU ME VEJO RSRS E QUANTO AOS SEUS COMENTÁRIOS APOSTO QUE ÉS UM VIRGINIANO...RS PERCEBO SENSIBILIDADE EM SUAS PALAVRAS...TUDO Q ESCREVE É TÃO MÁGICO QUE NOS LEVA A REFLEXÃO...NOS FAZ VIAJAR PELO MUNDO SEM SAIR DO LUGAR...PARABÉNS PELO BLOG!!!! SEREI ETERNAMENTE SUA SEGUIDORA... UM ÓTIMO DOMIGO E UMA SEMANA DE PAZ PARA TI...BJS

Roberta disse...

A-Do-REI!!!!!!!!!!! Você é realmente muito bom! Valeu à pena retribuir sua visita!Ótimo texto!!!!! Bjs Roberta

Ceceu Fernandes disse...

Boa noite Paulo.
Retribuindo a visita e seguindo...
Farei um comentario com mais tempo.
beijos e obrigada pelo convite
Celma