SACI PERERÊ VERSUS HALLOWEEN

                                               




Sabe o que acontece?  Tem lugar para todo mundo neste país  de todas as raças , todas as religiões, todas as liberdades, Brasil imenso  cadinho de culturas e manifestações diversas.

O que é o Halloween? O Halloween é uma festividade que possui origem antiga, e oriunda de uma região onde hoje ficam  a Inglaterra, a França e a Alemanha, mas que antigamente era habitada pelos Celtas. Esta comemoração tornou-se comum entre os países de língua inglesa, porém, os Estados Unidos são quem mantém a tradição mais forte, a qual foi levada para lá pelos imigrantes irlandeses e escoceses. É também chamado de dia das bruxas aqui no Brasil e comemorado no dia 31 de outubro em todo o mundo. 

                                                                 


O dia do Halloween antecede o Dia de Todos os Santos, feriado religioso comemorado no dia 01 de Novembro. Os principais símbolos do Halloween são a abóbora oca com olhos nariz e boca representando uma pessoa e com velas acesas por dentro como símbolo da fertilidade e da sabedoria; as bruxas; o gato preto representando também as bruxas, pois, segundo a tradição, elas possuem a capacidade de se transformarem neste animal; a brincadeira de travessuras ou gostosuras (Trick-or-Treat, em inglês); a vassoura que representa a limpeza de tudo aquilo que é negativo; o morcego, uma alusão à capacidade de enxergar o interior da pessoa e não só o exterior; e a maçã que representa a vida.





E saci Pererê? O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.  O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.  
                                                   

                                             AS TRAVESSURAS DE SACY PERERÊ.

Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio, segundo a lenda vigente. 


                                                       
                   


No Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência do cultura externa em nosso país.
Ou seja: Brasileiros  e brasileiras como diriam todos os nossos ex-presidentes da república,só existe um dia 31 de outubro no calendário, certo? Então se você comemorar no único dia 31 de outubro existente no calendário Gregoriano o Halloween ou o Saci Pererê estará fazendo uma tremenda brincadeira de péssimo gosto seja com um ou com outro, portanto estamos precisando é de uma nova data para nesta nação invadida por tanta cultura externa,possamos comemorar as coisas certas, no dia certo.




3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Também não sou nada dado a estes estrangeirismos.
Halloween em Macau?
Não, obrigado!
Aquele abraço, bfds

PAULO TAMBURRO. disse...


PEDRO COIMBRA,

é isso aí!!!

Um abração carioca, Rio de Janeiro e muito BRASIL!!!

Unknown disse...

I see your blog daily, it is crispy to study.
Your blog is very useful for me & i like so much...
Thanks for sharing the good information!
starbet promotion