VEADOS,ARARINHA E O BICHO HOMEM.


Eu sempre tive uma mórbida certeza de que os veados campeiros e as ararinhas azuis estavam correndo sérios riscos de extinção.
Comecei então, de forma quase obsessiva,a aprofundar-me em pesquisas.
Descobri que os veados ou cervídeos em geral são tímidos, arredios e medrosos, exatamente,pelo fato de serem comidos por todos os outros animais carnívoros. No Brasil as espécies de veados são bastante variadas como o cervo do pantanal, o veado galheiro, o veado mateiro e tantos outros, mas nenhum destes pode ser confundidos com o delicado e charmoso Bambi com suas pintas brancas nas costas e que aparece nos desenhos da Disney .
É uma veadagem, extensa, múltipla e encantadora. São, absolutamente, graciosos, tenros e fazem à alegria dos outros bichos que gostam de comê-los. Uma curiosidade sobre os veados em geral, é que, como os seus olhos ficam localizados nas laterais do focinho, isto os possibilita que, enxerguem em todas as direções, exceto atrás dele. Esta a explicação cientifica, pelo fato de serem muito vulneráveis por aquela região e sempre saboreados pela retaguarda.
Com relação a Ararinhas Azuis , é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. São de uma cor azul magnífica que contrasta com seu bico preto.


O seu habitat natural é na Catinga.Comem as sementes de buriti.Este lindíssimo exemplar da natureza era a verdadeira paixão dos traficantes de aves. Segundo pesquisadores mais céticos, existem, atualmente, pouquíssimos exemplares, em liberdade, vivendo no município baiano de Curaçá, certamente, porque nenhum baiano se sentiu motivado em dar-se ao trabalho de capturá-los .
Porém, e infelizmente, todo o meio-ambiente continua sendo destruído por outro animal, cientificamente, conhecido como homo sapiens. Seu habitat natural é a maioria das ilhas, todos os continentes do planeta Terra e até estações espaciais, nas quais, ficam consumindo bilhões de dólares, em suas eternas pesquisas.
Este animal é uma praga endêmica, e até as calotas polares eles já exploram o que aliás, já estão derretendo pela ação irresponsável deste bípede predatório que vem provocando, também, o efeito estufa e outras formas de “fritar”, literalmente, o planeta.
É o único animal sobre a face da terra que mata por diletantismo, distração ou esporte.Todas as outras espécies só matam para saciar a fome ou em defesa própria.
Durante toda a sua historia o bicho homem, não só dizimou outras espécies como a sua própria, jogando bombas uns nas cabeças dos outros ,inebriados pelo poder, dinheiro, dinheiro, poder, poder, dinheiro...
Os chimpanzés, gorilas e orangotangos que, os humanos colocam em jaulas de jardins zoológicos para serem admirados, vivem se perguntando, como é possível um animal dotado de inteligência abstrata, concreta, social, que domina, inteiramente, a linguagem e uma forma peculiar e única entre as espécies que é a habilidade em fazer cultura, pode ser tão pouco civilizado, principalmente quando os alvos das atrocidades são os da sua própria espécie. Curioso mesmo é que se uma cobra cascavel ao perceber seu território invadido, destila, instintivamente, seu veneno como forma de defesa, no humano invasor é, imediatamente, sacrificada. Enquanto isto, o bicho homem, continua impunemente, jogando toneladas de bombas ,uns nas cabeças dos outros.
E os macacos, morrem...de rir!

41 comentários:

Daniel Savio disse...

Sarcasmo perfeito que nos fazem refletir o que temos de pensar...

Fique com Deus, menino Paulo Tamburro.
Um abraço.

Estéphanie Mognatto disse...

Eu ri do bambi.
o bicho homem é fodá mesmo...

Aracy Crespo disse...

Paulo!

Que ralidade cruel e insana, em pensar que ainda exista pesca predatória de baleias e focas autorizadas por dirigentes de paises desenvolvidos, que horror!!!

Mas, ainda acredito que existam seres humanos incapazes de tais atrocidades. Adorei sua postagem divertida em parte, mas, bastante contestadora.

Obrigada pelas visitas e fica com Deus.....

*Mi§§ §impatia* disse...

Vc escreveu divinamente....acho que o homem só vai parar quando não tiver mais nada pra ele destruir....
Beijos meu lindo, bom domingão.

Pérola disse...

Isso q é um texto para rir e para chorar... rsrsrs
beijão

disse...

O bicho homem está cada vez menos 'domesticadamente educado' com a natureza!!]
Pena
Bjs

Franklin disse...

Muito bom!!!
Parabéns! Adorei a ironia e a relação com a realidade!!!

Abraços!

Leo Carioca disse...

Bom, com exceção dos povos florestais, o ´´bicho homem`` nunca gostou de conviver com a Natureza, né?
Talvez os pagãos urbanos sejam os que tão indo na contra-mão disso.

Dolores Affonso disse...

gosto do tom cáustico e sarcástico de seus textos!

Elaine Barnes disse...

Seu conhecimento e cultura é sensacional, a maneira inteligente e envolvente como desenvolve o tema é digno de aplausos amigo. Adoro! Sempre quis saber da analogia do veado aos gays e você explicou brilhantemente. Parabéns!
Obrigada pelo comentário fantástico sobre o poema que escrevi em 1994,fiquei encantada. Quanto a mim, estou sem inspiração alguma pra escrever,quanto a estar tão mal,creio que perdi o tesão por há tanto tempo não conseguir mudar e achar a saída da situação que me encontro. Logo estarei legal de novo, não desisti de encontrar uma maneira diferente de fazer as coisas e encontrar o prazer de viver outra vez. Montão de bjs e abraços

Rosane Marega disse...

Paulo, que bom que você me achou, porque ai eu te achei e sabe como é que é rsrsrsrsr...adorei!!!
Da licença que eu tenho muitooo para ler.
Beijosssssssss

MARIA LÚCIA MARTINS disse...

Pois sim Guri, esse é o nosso mundo e somos assim mesmo... é da natureza humana... É cômica a tristeza de constatar o que é SER HUMANO...

Obrigada pela visita!
www.inquietudecerebral.blogspot.com
www.cwbparavc.blogspot.com

Saudações Curitibanas!

kazinha☺☺ disse...

oie obg pela visita ..rs seu blog é show ^^me segue bjss

Tati Pastorello disse...

OI Paulo, um texto em que a gente ri quando deve chorar e não vive, apenas aguenta.
Tenho vergonha de muitas destas coisas. E vejo inteligência nos animais de tipos que não existem no homem. Este, como as classificou à sua interpretação, encontrou 7 tipos e deu nomes. Os animais tem de outro tipo, que não tem nome. Uma inteligência de equilibrio, que os coloca em harmonia com a natureza. São capazes de entender o que falamos e queremos. Estão anos luz à nossa frente...
Beijos.

Audrey Andrade disse...

Pois bem, menino Paulo, você conseguiu exemplificar de maneira sarcástica e inteligente a péssima atitude do homem diante de si, dos outros e da natureza. O homem é bem pior que isso. Ele é ainda “capaz” de ser o único animal a abandonar sua cria antes que eles tenham condições de viver sozinho... ah, o bicho homem, tão bicho e pouco homem ou seria tão homem e pouco bicho?!

Menino Paulo, mais uma vez parabéns pelo seu olhar crítico e inteligente da vida, que faz a gente rir, se identificar em alguns casos, identificar algum conhecido, enfim, que faz a gente ver a verdade do ironia do que é a vida sobre o seu olhar magnífico!

Sou sua fã!

Beijocas de http://pequenocaminho.blogspot.com

Renata Zakhem disse...

Oi Paulo,

O bicho homem evolui muito tecnologicamente falando, conseguiu criar bombas poderosas, conseguiu criar a robótica, os inventos foram incríveis, mas o homem não conseguiu evoluir espiritualmente, sua consciência ainda é limitada.
Acredito que este momento evolutivo chegará, algumas pessoas estão sentindo o processo acontecer, ele grita dentro de nós. Vamos fazer a nossas parte nesta rede.
Amei a possibilidade da reflexão. Seu saber é especial.
Abraço carioca.

.Sté. disse...

Nem me conhece e já tá me chamando pelo nome da cadela???
Rapá... tá mal desse jeito. rsrs
Quem sabe seu blog não recompense esse erro terrível né?!
Obrigada pelo convite
Beijos

Arco Íris e EVA disse...

Paulo,

Obrigado pela visita e pelo convite, adorei seu blog, de uma qualidade e inteligência brilhantes.

Paula Sales

Zilda Santiago disse...

Está faltando ao homem,ser humano...
Mas comoa lei é de progresso chegaremos lá,evoluiremos,não tenho dúvida disto.Excelente o texto,rir com ele só se for pra não chorar,pois é muito verdadeiro.Obrigada pela visita,pelo convite e por seu comentário.Volte sempre.Sigo-o.Saúde e páz!!!

Silvana Villas-Boas disse...

Olá Paulo

Difícil escolher uma crônica pra comentar. Todas são hilárias. Parabéns pelo Blog e pelo convite pra fazer parte dos seguidores.
Bjusss e Bom fim de semana.
Sil

Vida e arte disse...

Prezado Paulo

Gostei de suas imagens e sabes colocar textos bem hilários que nos fazem refletir.

Agradeço a sua visita e gostaria muito de deixar aqui uma observação ao seu comentário.

O que ali escrevestes é um assunto que é de meu conhecimento e talvez tenha colocado o assunto em post errado, pois o posts se trata de um conto.

Em meus contos eu escrevo o que pode estar acontecendo, aconteceu ou até de ficção fruto da minha imaginação e não preciso me abster a assuntos opinativos.

Talvez se fosse a outros posts onde tem temas opiniativos bem interessantes e polêmicos ficaria muito contente de ter sua opinião.

Abraços e um bom final de semana

Gersonita Paula disse...

Paulo, excelente texto! Humor inteligente! Obrigado por sua visita em meu Blog, pelas palavras ternas e incentivadoras, pelo abraço carioca tão quente e belo quanto o Rio de Janeiro... rs

Estou te seguindo, em?
Estarei sempre aqui.
Abraços!... Que tal um bem Pernambucano, ôxente?! rs...

Érica disse...

O homem, animal inteligente? Tô com o macaco... tenho lá minha dúvidas rs

Olha, recentemente vim aqui escrevi um comentário gigante pra um texto seu, só que o blog deu erro... coisa chata, aqui estou novamente, gosto muito do seu jeito descontraído de escrever, engraçado e deliciosamente ácido de vez em quando srsrrs


bjO
ótima semana!

Majoli disse...

Oi Paulo, faz tempo que estou te devendo uma visita, mas além da correria do dia a dia, passei por uns momentos preocupantes com a saúde de meu filho mais velho.
Agora que tudo está se normalizando, cá estou e gostei muito do teu texto, te ler não cansa, tem o dom de prender a atenção.
Aprendi bastante e também sorri com algumas partes do texto, principalmente a do bambi...rsrs.
Beijos e uma deliciosa semana pra você.

Tathiane Panziera disse...

Oi Paulo, retribuindo a sua visita.
Achei a crítica engraçada e inteligente. Aliás, achei o blog muito bom, estou seguindo.

Boa semana pra vc!

Reinventando-se every day disse...

Paulo conheci seu blog, adorei, vou ficar freguesa! Agora sou sua seguidora, se quiser pode me seguir também, comecei agora com blog, não tenho muita experiência! Mas conheço bem quem sabe escrever e tem uma grande criatividade! YOU ARE THE MAN! Abraços da sua nova amiga Leilah

Rosalix disse...

Nossa, parabéns pelo texto! Vou olhar outras postagens e com certeza adorarei! Aguarde mais recadinhos! Um abraço.

Helo disse...

Olá! Vim retribuir a visita e gostei muito do q vi e li por aqui. Ler texto com humor inteligente é outra coisa...

Juh disse...

Olá Paulo, adorei o seu blog, o modo como você brinca com as palavras, e a facilidade que a gente tem de apreender aquilo que voce quer transmitir! Agradeço tbm a visita ao nosso blog www.pramimepravoces.blogspot.com


Um super bJUH :**

Érica disse...

Oi Paulo!
ah! seria uma honra (e um desafio) escrever uma crônica com vc!
E sim, sim companheiro Paulo,será há vinte dedos hahahahaha

Bom, pode escolher o tema, será divertido ver o resultado de uma crônica cariolista rs ;)

bjO

monaninha disse...

Parabéns pelo blog.... você escreve muito bem...

Junior Beéfierri disse...

Olá Paulo
Sou Junior Beéfierri e você visitou meu blog 'VIVA A VIDA COM BOM HUMOR' um tempo atrás e somente agora vi seu comentário...grato pelos elogios,já estou seguindo seu blog que pelo visto é um baita sucesso! Se puder retribuir a gentileza ;)
Abraços carioca!

Zelandia.Duarte disse...

Nossa como fiquei feliz,por ter vc como meu seguidor...Obrigada!
Prá mim será um prazer acompanhar o seu blog!
Desejo a vc novas experiências e novas conquistas neste ano de 2011!
Um abraço,
Zê.

Andréa disse...

Segundo jaá''.. a fiquei muito ferliz por ter mais seguidor .

Letícia Barbosa disse...

seja bem vindo mais novo seguidor.
Poh adorei o modo em que voce escreve sobre assuntos do seu interesse e dá aquele toque de humor com as imagens e o seu ponto de vista sobre cada coisa. kkkk

é o humor talvez seja sim sua praia.

um super beijo.
boa tarde.

Letícia Barbosa disse...

Olá Paulo (:
Adorei o seu blog, os assuntos são tão ''seus'', e voce dar o ar de comédia em cada palavra e imagem que fica impossivel de não ler até o final. rs
Poh, vlw por seguir ... to seguindo voce tbm (:

continue assim com sua criatividade que voce vai longe. beijos

Luanda Silva. disse...

eIII ADOREI SEU BLOG. BJUS '

Fernando Imaregna disse...

Mano carioca...ainda tô lendo...hahahaha ! É difícil parar...

E como disse "Helo" aí em cima, tb gosto de humor inteligente...e as imagens atreladas tornam mais supimpas ainda as suas crônicas...

Isso aí...bola pra frente, que atrás vem gente...(opa...mas que venham de leve né ? )...hahahahaha

Abração

romance= O ENCONTRO DAS ALMAS disse...

obrigada por ser meu seguidor suas palavras foram um conforto para mim, quanto ao seu blog eu adorei da pra ver que é um profissional e que sabe brincar com as palavras sem as tirar de sua realidade.
você é ótimo continue assim e deus mantera seu talento e o multiplicara.bjus.

pitty rochinski disse...

ola obrigada por ser meu seguidor suas palavras foram de muito conforto para mim, quanto ao seu blog adorei da pra ver que é um profissional, a originalidade sem fujir da realidade tendo como meta o humor é sinplismente de mais. adorei continue assim e deus te dara sussesso em dobro.

Lisa Alves disse...

Se formos apronfundar na famosa Teoria de Gaia veremos que o papel do Homo Sapiens nesse planeta é bem parecido com o papel do virus em nosso organismo.