DIÁLOGO COM A VOVOZINHA.


As vovós dizem que, netos são filhos com açúcar. E depois que a gente cresce estas vovós ficam para sempre nas nossas memórias, pois elas fazem em geral, tudo que os pais zelosos e exigentes, negam aos filhos. E muito bom quando elas ficam muito tempo conosco. Quando partem a saudade é sempre muito grande, igualzinho ao horizonte do céu.

Inclusive, as vovós também costumam dizer em tom de brincadeira, mas com uma ponta de verdade, que pais são para educar e avós para deseducar.


Criaturas maravilhosas, nossos avós deveriam ser eternas, não só na nossa lembrança , pois elas sempre vêem seus netos,de uma forma tão benevolente, tenra, amorosa , compreensiva e absolutamente complacente, quando se exige delas uma análise mais crítica quanto aos comportamentos destes seus netos adorados, que quando as perdermos ficamos as tiranias chatices dos nossos pais.Seus netos são as perfeições indiscutíveis que a natureza lhes propicia como uma dádiva, segundo, seu imaginário e a idealização qua estas queridas avós fazem de seus netos.
Para uma avó falar horas e horas basta uma perguntinha :

- Então vovó como vão os netinhos?

-Ora, lindos como sempre. Maravilhosos, inteligentes, educados, estudiosos e não saem da minha cabeça.

-Quantos netos já têm, vovó?

-Três. Dois meninos e uma menina.

-Tudo tranqüilo?

-Tudo, se meu filho e, principalmente minha nora não fossem tão severos com eles. -Por que vovó?
-Ah, brigam e implicam demais,com as crianças, vivem aborrecendo os coitados. Veja você que passei até mal há pouco tempo atrás quando meu filho descobriu que o meu netinho mais velho , que tem 19 aninhos, estava fumando maconha. Ora bolas, os Beatles fumavam maconha, os artistas fumam, esses intelectualoides todos fumam, até esses gravatinhas executivos, todo mundo fuma, só meu neto é que não pode fumar,coitadinho?

-Mas, vovó maconha é uma droga condenável e abre as portas para outras mais pesadas e a maioria não fuma vovó, absolutamente! Isto é uma desgraça e mata!
Além do mais está acabando com a nossa juventude . Todos temos que unidos combater, isto que hoje é considerado o mal do século e responsável pelo aumento da violência e da criminalidade. Tolerância zero para as drogas.Um absurdo!
-Você então, está vivendo em que outro planeta?

Eu que sou velha estou enxergando e sabendo melhor que você. Minha netinha, por exemplo que tem 17 anos, a caçulinha, perdeu esta tal de virgindade que eu guardei até casar e na lua de mel , parecia que estava sendo estuprada pelo avô dela.
Não senti nada de bom, um suplício de lua mel, não gosto nem de pensar!


Então, minha netinha deu logo aquela porcaria para um rapaz muito responsável, que já namora ela há 2 meses . Minha nora, que nem sabe fritar um ovo, e meu filho que vai sempre na onda dela, novamente, até espancaram a criança e ameaçaram colocar a garota para fora de casa,Meu Deus, quanta besteira e crueldade com a pobre menina!

-Mas vovó,e a gravidez? Ela é muito nova, não acha?

-Nova? Ela sabe tudo da vida muito mais do que eu, com meus 73 anos.Entende de tudo,já fala inglês,e não sei o que mais.



É uma menina bonita, loira, olhos azuis um corpo mais lindo do que a da Marta Rocha. Lembra da Marta Rocha, nossa eterna musa do segundo lugar, no concurso de Miss Universo? E tem mais: Esse negócio de computador pra ela é brincadeira.


Pois bem, engravidou. É normal, ambos se gostam muito e aconteceu. Pronto!

-Mas é a pílula?

-Ah, meu querido, sei lá de pílula. Vê se ela não está aí dentro do seu bolso. Só rindo mesmo!Isto é problema dos pais dela. Eu estou tão feliz , e não há cabaço que pague esta minha alegria. Já pensou ser bisavó antes de morrer?


-Cabaço, vovó?

-É cabaço.Também não sabe o que é? Precisa se atualizar meu rapaz!