![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfmWi3E8R76hZ8FN6l3L3eG7-j0RaqEhOiMYDyjQWKlRffzkOJv3ZQtrioHtbpM-bbci5UU-XcK1di6M5tdiVE7pm73aNTd5Pgm_2BqCE2TlCQftc_H_J3Ny-nKsegQVvgoQ2r_tllqcBM/s400/AF0JB5GCAB2SMVNCALWE8TJCAB7QGCTCAFE1351CA64CQNFCAQODNEPCAHM04APCA6C9WTRCA2XLLDCCAKTRPPQCAHRV249CAN5EFEFCAXQFRZKCA4EEY2KCAPU32WUCA3KQEJOCAMQW4FBCA9HU3P3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl2cxc_bK2TIeSJ4MIPPPXmpCFw3cbG-zqKq1wx_y1m91DXvAdIGNyLbGNk1DyV8MjgvX2AL3wvL7fQnuCZ-r5hhz595qeaD9a4JIhh0U5sXBMrLuXq315U4-DBaE3ua1qy_Z7XjLCc7nB/s400/AD6R7SDCAGXT2MXCAEOOV1OCAPHPD7ECAXCVK9WCAL5XG88CATC4NBDCABOJEGWCA89FY6DCAW38KY1CA0RO7X1CAPDRG6RCA3VV0Q4CAF3K5YUCANDEVJ1CAJ5LRIUCAUIXGCDCA38DLU0CAM4HX7U.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0Jjf97cygRHGDJrkFv8tC2fDIYBmev14u6hh6nO0_9Rp02zb4SEoNyRAPMVt4IQCfzGdmRAhSodJulOA9S0EMGn-855H6qkWAR6GYCcEqM9BuSR24Mls1YSZBKDaEGPgSP0Q5t_QTWjCY/s400/A7I4EZ2CA2TZPA2CAMUAQ4DCAIR0S8HCASBIEJVCA0HGA13CASETXUECASCOEGECAP18I1KCACQD607CA0P7711CAKQAHASCAMKDC8MCAKZ98CFCA173KFECARAW7WTCA4ORPUFCAJ5FGC9CA70IDHG.jpg)
Hoje já temos quem nos ouça. As empresas se estruturaram com sofisticados call-centers. Atendentes são treinadas, para além de chamá-lo de "senhor", resolv
er seus problemas. Aliás, este era o caso. Meu cartão de crédito solicitado há vinte e sete dias, ainda não tinha chegado às minhas mãos. Então vamos aproveitar a tecnologia e a comodidade, colocadas à nossa disposição:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDb_zeO-znWlu5Q8JRjRxeL9S5Ac0kU9QQ8fkikn8HPLc79CU4mINplFq4TDM3PxYeNAVruuO3mOt__qYcXpPplkMkKhxkLLyn8yp5EM3DRmZP3KyCgzx3yzXRMVtS8wg8YcK9eVxH4WWh/s400/AI8589TCAQGQIVOCAZH2ZELCATU4EVYCA364DZ5CA9L3W8ACAQ6P0ZTCAV0ZCLNCAVU81WYCACIBK4FCA9SWRL7CAZ4AL54CAN7O6N8CAUMBWZ6CAEBX533CADLF9AZCAN7VLXFCAH5SWCICAVG8LE8.jpg)
-Nagoya, boa tarde, em que posso servi-lo, senhor?
-Nagoya? É Nissei?
-Nagoya? É Nissei?
-N
ão senhor, africana.
-Eu nunca acerto...
-Em que posso servi-lo, senhor?
-É o seguinte, meu cartão de crédito ainda não chegou e eu já pedi há algum tempo.
-Pois não senhor. Pode me confirmar alguns dados, senhor?
-Quais?
-Nome do seu pai, nome da sua mãe, sua data de nascimento e número do seu CPF, senhor.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5PZWXd-S325QgnSUI82LfTnYLMhTj6mM5BAsttRBKZ_ye02SkcjZn77P5ACtt7IWko4PAB8LotJVhNVZNMS4CwB5XxIteJkTmpsLzc7jjWPXqR2LOQDu6obll87UTu1B8hoFedLUIOtj/s400/AOHGR04CAQDDB9ECATY6Y43CAIKB28NCAL3O06CCAROGGDSCAH45VRACAT6GSJ2CA5EE9AJCATUQTN7CAQBY7R9CAQ4CTFCCA7H16ERCAK3SRAMCAODI6ACCAENPX5WCA4QA3KVCABSRT1UCA1WVYI7.jpg)
E então, eu disse tudo que sabia. Se mais não disse, é porque não fui perguntado.
-Obrigado senhor. Seu cartão de crédito é Estendido Premium, não é isso senhor?
-Estendido?
-Correto senhor, tem um chips.
-Exato, tem chips.
-Então senhor, infelizmente não é aqui, só atendo cartões Econômicos, sem chips. Vou transfe
ri-lo para o setor responsável.
-Nagoya...
Já era! Bem que tentei. Imediatamente outra atendente na linha.
-Ruth, boa tarde senhor, em posso servi-lo, senhor.
-Ruth da bíblia ?-brinquei para quebrar um pouco minha tensão que já dava sinais de sobrecarga na minha rede de energia elétrica.
-Desculpe senhor, em posso servi-lo?
-É o seguinte meu cartão ainda não chegou é Estenso Premium, com chips, exatamete com o que você trabalha.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZqrGSVFOVqb-zWAkrRh9RP5xV05PILEc_LTCIEYpBDuHFiATsWos1lXZQblwbM7Q7YmhI51KkUF3w3OSTysogpPpaB02T1smmxSt1t7uMCxnO12NcqDXo2im1b2h3vYWvHCCYqP4InvXu/s400/A42PQIUCAG9NSKQCAS1U54FCAMHYOHOCA7L0BHCCAQJ4URACA0AUWD1CACO5ZS7CAU1K9GACAD7BOV9CAS5P7DPCAU93077CACUSIH7CAQKHM4GCA2ORW80CAAJ8QIHCALH62EJCA2XAW11CAGOXB36.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYmZpwys88_CM-c9EsTjFgKcsZfdou9jwcAUxwP7sn8zecbxez0vwRvp4r82f8nddJLtkBcJCWtdegu1g9cbCdhWvBYRUP_15Jlu3wrGs4qkiN8DWZFMSGZlwYmp0anZnlAT0BqISy9f97/s400/images.jpg)
-Eu nunca acerto...
-Em que posso servi-lo, senhor?
-É o seguinte, meu cartão de crédito ainda não chegou e eu já pedi há algum tempo.
-Pois não senhor. Pode me confirmar alguns dados, senhor?
-Quais?
-Nome do seu pai, nome da sua mãe, sua data de nascimento e número do seu CPF, senhor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5PZWXd-S325QgnSUI82LfTnYLMhTj6mM5BAsttRBKZ_ye02SkcjZn77P5ACtt7IWko4PAB8LotJVhNVZNMS4CwB5XxIteJkTmpsLzc7jjWPXqR2LOQDu6obll87UTu1B8hoFedLUIOtj/s400/AOHGR04CAQDDB9ECATY6Y43CAIKB28NCAL3O06CCAROGGDSCAH45VRACAT6GSJ2CA5EE9AJCATUQTN7CAQBY7R9CAQ4CTFCCA7H16ERCAK3SRAMCAODI6ACCAENPX5WCA4QA3KVCABSRT1UCA1WVYI7.jpg)
E então, eu disse tudo que sabia. Se mais não disse, é porque não fui perguntado.
-Obrigado senhor. Seu cartão de crédito é Estendido Premium, não é isso senhor?
-Estendido?
-Correto senhor, tem um chips.
-Exato, tem chips.
-Então senhor, infelizmente não é aqui, só atendo cartões Econômicos, sem chips. Vou transfe
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDl7nSHQlNTfewjoADpF4bQNvI82zXuWQLGH0xRhzCHn7svQnTtO_ilhxN94gYS8cgm7SvQ4FQ9o2s6CWiq_xwMaiixb57CHFsuvl-e0ETeK9GI1qE4BHpwR0jgyvjVsF9SCqT00cf-Z5_/s400/ANHJR51CA1RR35OCAIYSMEJCAW0KD96CA5OJJAJCAO16F9HCA1ZPMI8CAU2NZ7NCA66ADN1CA031GOHCA21G0KACA38AV01CA5BKC9WCA1064UQCA1HSXYRCAVJWSSLCAQOMHYVCANPZJH8CACR3CTV.jpg)
-Nagoya...
Já era! Bem que tentei. Imediatamente outra atendente na linha.
-Ruth, boa tarde senhor, em posso servi-lo, senhor.
-Ruth da bíblia ?-brinquei para quebrar um pouco minha tensão que já dava sinais de sobrecarga na minha rede de energia elétrica.
-Desculpe senhor, em posso servi-lo?
-É o seguinte meu cartão ainda não chegou é Estenso Premium, com chips, exatamete com o que você trabalha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZqrGSVFOVqb-zWAkrRh9RP5xV05PILEc_LTCIEYpBDuHFiATsWos1lXZQblwbM7Q7YmhI51KkUF3w3OSTysogpPpaB02T1smmxSt1t7uMCxnO12NcqDXo2im1b2h3vYWvHCCYqP4InvXu/s400/A42PQIUCAG9NSKQCAS1U54FCAMHYOHOCA7L0BHCCAQJ4URACA0AUWD1CACO5ZS7CAU1K9GACAD7BOV9CAS5P7DPCAU93077CACUSIH7CAQKHM4GCA2ORW80CAAJ8QIHCALH62EJCA2XAW11CAGOXB36.jpg)
-Exato senhor. Pode me confirmar alguns dados?
-Confirmar não, eu posso reconfirmar, pois sua colega já me pediu.
-Desculpe senhor, mas é para sua própria segurança. Nome do seu pai...
Estava certo. Atualmente nunca se sabe quem é o interlocutor. E lá estava eu repetindo tudo de novo. Mas afinal era para minha segurança...
-Obrigado senhor. É com o titular que eu estou falando?
-É. Pensou que era o Ricardão?
-Um momento senhor.
Após “uns momentos”...
-Senhor, quando o senhor, pediu o novo cartão, senhor?
-Tem uns vinte dias.
-Engraçado senhor, não consta no sistema, senhor.
-E que graça tem isto?
-Desculpe se
nhor, vou transferi-lo para o setor de emissão de novos cartões Estendido Premium, com chips, senhor.
-Mas Ruth?
Novamente, não consegui pegar e a nova atendente, no entanto com a presteza habitual já se apresentava.
-Esther, boa tarde. Em que posso servi-lo?
-Como assim?O velho testamento está todo trabalhando aí
-Como senhor, não entendi.
-Deixa pra lá...
-Em posso servi-lo, senhor?
E então, com já havia decorado direitinho o meu texto, disse-lhe tudo ra
pidinho.
-Obrigado senhor. É com o titular que eu estou falando?
-É. Pensou que era o Ricardão?
-Um momento senhor.
Após “uns momentos”...
-Senhor, quando o senhor, pediu o novo cartão, senhor?
-Tem uns vinte dias.
-Engraçado senhor, não consta no sistema, senhor.
-E que graça tem isto?
-Desculpe se
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWoOguREpZKvbzhE13duLucpNMnkV8-M8xAd62mYoifYNsrUbGFtXMPBUE7xfkvQsdfBA429nlhvr8PPHDtqPhUWS4_LLcsn8i8RBrlYTYmdRGCs9O1blRwCc9mklcES4NdQSwR8nLKr9X/s400/ANHJR51CA1RR35OCAIYSMEJCAW0KD96CA5OJJAJCAO16F9HCA1ZPMI8CAU2NZ7NCA66ADN1CA031GOHCA21G0KACA38AV01CA5BKC9WCA1064UQCA1HSXYRCAVJWSSLCAQOMHYVCANPZJH8CACR3CTV.jpg)
-Mas Ruth?
Novamente, não consegui pegar e a nova atendente, no entanto com a presteza habitual já se apresentava.
-Esther, boa tarde. Em que posso servi-lo?
-Como assim?O velho testamento está todo trabalhando aí
-Como senhor, não entendi.
-Deixa pra lá...
-Em posso servi-lo, senhor?
E então, com já havia decorado direitinho o meu texto, disse-lhe tudo ra
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfy3BL8e3yRuJ11DBuJeOD-jNXdDs__MR4ZKKqp48D2bLn0DhGEhZOM4ub9gD9sYxB1CKFWPFhomQgMgPlcR3DFA8EEwZw_O2Ltm53hnJRHAVkAUjlI-gg4_OOkxbpd5wI0dfw9sn-03Hk/s400/ABPOLLTCAGUPNDVCA8963B1CA2M3Y1RCA1308NKCAXIYOEBCAVI1VCYCAV30R18CAAN6GR1CA198IJGCA3TRKP4CA2SZOQ6CA3SNS2SCA791NB0CA8XCR5XCA7ZSPYWCAFFN97NCA1I4VA6CA4NWPBC.jpg)
-Ok, senhor vou precisar conferir sua documentação, senhor.
-Não, não posso. Tenho amnésia, Alzaimer, arteriosclerose, e estou tendo
AVC.
-AVC, senhor?
-E olha, você podia até me chamar de “amigão”, “cara”, “mano”, “maluco”, ”tio”, mais se resolvesse o meu problema, sua incompetente...
-Senhor, senhor...
Desta vez eu tinha ido às forras. Fui mas rápido. Ela ficou falando sozinho.
Algum tempo mais tarde, já tendo me vingado suficientemente das atendentes, do sistema, do call-center, enfim, verifico que ainda estava com o mesmo problema. Que bobagem tinha feito, por um simples prazer, fui fazer minha atendente infeliz, com diria Jamelão no clássico: Matriz e filial.
Voltei a ligar:
-Jesus, boa t
arde. Em posso servi-lo, senhor?
-Quem está falando?
-Jesus, senhor!![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwCApmhLYvsHuAcDnVH-ja6Jz_V62EzJt0tmg39tGdFVoTAjr07rPlY_rRE7I1eQPPPlks1pUEVMxNK7CWl9vALqLoHJ1JnPtkS3-MFkYqsH4QlYaVXWN598g1rauiVWpz4sxrmKmdwjqx/s400/ALQV1CVCA4GIWNUCAA43AYJCAPTW086CA90YLEHCAZWRTJYCAF3B6AFCA836CSPCAO61KDKCA9PCW1OCAT29Z5NCAA5R1RMCAMHLB94CAXLG0I7CAFIDEHXCAFC6DZVCA5SVBSBCANDZL3QCA5G03B9.jpg)
-Senhor, eu? Quanta humildade!
Exultante e agradecendo aos céus pela dádiva concedida, tive a certeza de que agora sim, teria resolvido meu problema, e sem intermediários, pois Deus é grande, Deus é pai!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNqCuuXjpcmGSu50tVwkU1eKOf4pD47tKgQyRK7jqbxqQrKnrgbX_miuuCOjFxsCStLx-NoSIafrtYzeL56ruVY5zG7J-qmeRq-GrlxVk1VY4AFpvFPMAGV_bA3jCnmLMKjLMEkgBGWQSm/s400/AE67F9QCAFZNPGECAWTQK0NCAN00QV0CAHYILVZCAGKMMO0CAQFR7WBCA9R5S3HCAKPGS5XCANV95NRCA477JQ3CAEE8UKRCAXMYMUWCAPAV7GKCATJWSI2CAO4R2TSCA14TP5UCA6CSVKJCACG2VJX.jpg)
-AVC, senhor?
-E olha, você podia até me chamar de “amigão”, “cara”, “mano”, “maluco”, ”tio”, mais se resolvesse o meu problema, sua incompetente...
-Senhor, senhor...
Desta vez eu tinha ido às forras. Fui mas rápido. Ela ficou falando sozinho.
Algum tempo mais tarde, já tendo me vingado suficientemente das atendentes, do sistema, do call-center, enfim, verifico que ainda estava com o mesmo problema. Que bobagem tinha feito, por um simples prazer, fui fazer minha atendente infeliz, com diria Jamelão no clássico: Matriz e filial.
Voltei a ligar:
-Jesus, boa t
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ-PTq97rkMy_MbAAAnE3QZX3mpoZGcJ-gFVvy3qB_-cXF4TIswe2eUykm5SQdd4LlKaQiETEN8slyy-fwTB50ChUIIqtLWddP8XFDCDpRRW-Gjex5N4GRPQ6ZmPekGR8-Uy7Du693AnCd/s400/AGVP5V4CA40TRCVCAQLSDZCCASR0A8YCAXDEMA3CAPGQUNWCAGISXZHCAPPVOKQCA6AR3WFCA3MQSCQCA6RGRVOCA8TADC6CAWAB1V1CAJVZ27CCAQWEY8ACA2WUMDJCAY5V5I5CAZK3AKVCALFUN22.jpg)
-Quem está falando?
-Jesus, senhor!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwCApmhLYvsHuAcDnVH-ja6Jz_V62EzJt0tmg39tGdFVoTAjr07rPlY_rRE7I1eQPPPlks1pUEVMxNK7CWl9vALqLoHJ1JnPtkS3-MFkYqsH4QlYaVXWN598g1rauiVWpz4sxrmKmdwjqx/s400/ALQV1CVCA4GIWNUCAA43AYJCAPTW086CA90YLEHCAZWRTJYCAF3B6AFCA836CSPCAO61KDKCA9PCW1OCAT29Z5NCAA5R1RMCAMHLB94CAXLG0I7CAFIDEHXCAFC6DZVCA5SVBSBCANDZL3QCA5G03B9.jpg)
-Senhor, eu? Quanta humildade!
Exultante e agradecendo aos céus pela dádiva concedida, tive a certeza de que agora sim, teria resolvido meu problema, e sem intermediários, pois Deus é grande, Deus é pai!