REBUS DE QUEM?

                                 



Sinceramente nunca entendi muito bem o significado deste termo jurídico metido à besta e com ares indecifráveis de tradução para nós outros que nas aulas de latim ficávamos conversando com a menininha gostosa do lado.Mas eis que num esforço sem precedentes - e gastando menos de um milésimo da dinheirama que o Sergio Cabral gastou para comprar joias para a nossa primeira dama- coloquei a minha imensa equipe de pesquisadores na rua para solucionar o problema e chegamos a conclusão que modus in rebus é uma locução latina.
Ora, que descoberta mais idiota não é? Mas, só para quem já conhecia a origem.
E pensar que alguns dos nossos pesquisadores discutiam tratar-se de uma expressão chinesa, grega, quiçá turca ou polonesa? Alguns dos intelectuais aqui do Humor em Textos e que, me atrapalham mais do ajudam, chegaram até a pensar em pedir para que o Odebrecht nos enviasse alguns milhões de dólares para darmos continuidade as pesquisas, porém não permiti, não admiti mesmo, que aqui se criassem dificuldades para gerar mais tarde, facilidades, absolutamente e, em alguns minutos descobri tudo no Google.
Realmente é uma locução latina que significa: "há medidas nas coisas", "para tudo deve haver moderação" e ela é encontrada nos escritos de Plauto, Poenulus e Horácio alguns pilares básicos do latim clássico.
Pô me lembrei novamente da mulher do Sergio Cabral, sempre com aquela maldita ideia fixa em pedras , pedronas e paralelepipédicos de diamantes e outras "cositas más" . Vai ter falta de medida e vergonha, lá na casa do cacete!
Eu tenho certeza que esta informação sobre o significado de modus in rebus irá mudar definitivamente a vida de todos vocês pois, amanhã quando acordarem ninguém será o mesmo. Finalmente, desnudamos a verdadeira essência do significado deste troço que nos atormentava.
Entre os menos cultos existia até a falsa ideia que  isto significava algo de natureza sexual.Sabem esses caras que só pensam em sacanagem?
Afinal, brasileiro só pensa nisso, mas quanta falta de sabedoria e ignorância, não é minha gente?
Eu mesmo certa vez presenciei uma conversa entre dois participantes do BBB no qual um deles confessava que permitia "eventualmente" brincadeirinha tipo modus in rebus nele o que levou o outro até a encostar-se na parede dizendo que estaria protegendo o seu!
Momentos obscuros da cultura televisiva nacional.
Tristes episódios da inteligência pátria,muito pior do que aquele lastimável momento  de uma briga entre dois dos meus vizinhos e no qual gritava para o outro:
- "Vá tomar no seu modus in rebus"- colocava para fora e com a jugular quase explodindo meu vizinho.
E o outro colérico e contido pelos pacifistas, repetia :
- É seu otário! O pior é que você nem precisa dizer o mesmo para sua mulher,pois ela exercita isto  com os pés nas costas- retrucava o outro.
Só não entendi a referencia aos pés.Nas costas tudo bem e sem dúvida nenhuma.
Quanto desconhecimento e baixaria e por esta razão, o valor incomensurável desta nossa pesquisa, para todos.
Esperamos estar contribuindo,portanto para a sedimentação da nossa verdadeira vocação de povo culto com estas nossas descobertas  assim como o fizeram , Machado de Assis,João Guimarães Rosa, Cecília Meireles entre tantos outros.
Simples não é? Modus in rebus quer dizer que deverá haver medidas nas coisas e  moderação.
À partir de hoje meu amado e querido povo brasileiro, quando alguém souber que sua companheira o está traindo a qual você sempre se orgulhou em dizer que era fiel.  Moderação,respire fundo,recite muitos mantras , no melhor estilo: modus in rebus.
E depois de toda esta explicação filosófica , etimológica e cultural é sempre bom ficarmos atentos ao excesso de bebidas que consumimos,afinal: Rebus de bêbado não tem dono. Conhecem?
Pronto começou tudo de novo!
Quer que eu minta?