Fui professor universitário durante muitos anos e naquela época o regime do golpe militar instalada no Brasil deixou semear em qualquer colégio espelunca e caidinho dessa nação pátria idolatrada, salve salve , centenas de universidades absolutamente patéticas ,sem nenhuma estrutura pedagógica ou instalação física e muito menos professores capacitados como por exemplo, os cursos de medicina e odontologia na região serrana do Rio de Janeiro eram administrados apenas nos FINAIS DE SEMANA . Hoje muitos desdentados que você vê pelas ruas foram vitimas da improbidade profissional onde a ordem era "arrancar" os dentes e não "tratá-los." Hoje no Brasil quem tem seus dentes intactos deveu-se a promessa a N.S APARECIDA. Muitas mortes e membros amputados, ou cirurgias indevidas e incorretas foram perpetrados pelos médicos com formação ridícula nessa área. A mulher entrava no hospital pra retirada de um câncer no útero e lhes extirpavam criminosamente o pâncreas, isso na melhor das hipóteses, quando não lhes amputavam uma das pernas ou a orelha! A razão desse descalabro foi o fato dos militares golpistas no poder admitiam tudo menos as pressões dos estudantes nas ruas brasileiras reivindicando o sagrado direito de estudar. Não queriam "ruído" e "movimento social" perturbadores. Então, fez-se a maior bestialidade educacional nesse pais e os resultado foram catastróficos. Era tão obscena a atividade dessas faculdades que imediatamente foram desmanteladas. Eu lhes garanto que 60% das questões que eram preparadas para os alunos demonstrarem suas genialidades, nem os que as elaboraram saberiam responder.
Mas e agora? Melhorou quanto? Melhorou? Sim, para os donos de cursinhos que estão com a burra cheia de dinheiro e para se ter uma pálida ideia do descalabro que empurram a juventude brasileira: Segundo o SciELO BRASIL - uma das mais respeitadas revistas de fica do mundo assim se refere ao ENEM:
"Entretanto o sucesso efetivo deste sistema depende de que as provas do ENEM sejam bem formuladas, apresentando questões consistentes com a avaliação das habilidades e competências preconizadas para o Ensino Médio, garantindo a mobilidade pretendida através da diversidade entre os ingressantes.
Segundo o discurso oficial, a adoção do ENEM/Sisu contribuiu para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), favorecendo de fato a mobilidade acadêmica e induzindo a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
Entretanto a mobilidade resultante do uso de ENEM/Sisu ainda é baixa. Dados de 2012 demonstram que a mobilidade entre os estados é de somente 13,2%, consistindo, principalmente, de estudantes oriundos dos estados mais ricos (o PIB foi usado como principal indicador de riqueza). Os estados mais ricos da federação têm dominado significativamente a “exportação de alunos”, contribuindo majoritariamente para a mobilidade por intermédio da conquista de muitas vagas fora deles. Considerando-se a mobilidade apenas para os seis estados mais ricos do país (SP, RJ, MG, RS, PR e BA, em ordem decrescente de PIB), vê-se claramente que os estados mais ricos dominam amplamente esse tipo de movimento estudantil. Assim, contrariamente ao que o governo afirma, os estados mais pobres não conseguem exportar seus alunos para os seis estados mais ricos do Brasil, sendo suas vagas ocupadas pelos estudantes oriundos desses mesmos estados mais ricos. Segundo os dados, os estudantes paulistas dominam amplamente esse tipo de mobilidade
Ou seja, no ensino médio não são ensinados a maioria dos conteúdos exigidos na prova circense do ENEM, daí a necessidade caríssima dos cursinhos que enriquecem seus proprietários e cujo noticiário da imprensa conivente só se preocupa com o aluno que chegou atrasado e bateu com a cara na porta, talvez por ter sido assaltado algumas vezes no trajeto entre o seu sonho e o pesadelo da realidade brasileira.
16 comentários:
De volta um mês (terrível) depois.
Isso deve ser genético, herdado dos portugas do tempo de D. Pedro, pois por aqui temos algo parecido (embora muitos o neguem)!
O panorama é desolador e catastrófico. Os regimes que estão instalados nos países que fazem do lucro a sua motivação nunca gostaram da evolução cultural das camadas populares.
Um abraço deste lado do Atlântico.
TINTINAINE,
Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro tinha "Complexo de vira lata".
Tem dúvida?
Um abração carioca
PEDRO COIMBRA
espero que esteja tudo bem!
Um abração carioca.
Brancas nuvens negras,
permita-me acrescentar ao seu desabafo:' ...desolador, catastrófico e canalha".
Desculpe se não falei de flores.
Um abração carioca.
Muito boa crítica, espero que algum dia algo mude para bom, não precisa ser para melhor.
Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Conhecimento é tudo.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Como tudo nesta vida,há quem seja competência e incompetência. O sistema de ensino classifica e desclassifica,gera competições. Que vença os melhores!
O jeito é fazer piada...
Paulo,
Sua publicação é sensacional!
Não vou entrar no mérito da questão.
Mas o quadrinho me assusta.
Em fim, fazer o que se
tanta informação não
está levando os jovens ao conhecimento.
Lamento.
Abraço daqui de minha
Pasargada no ES.
Bjins e Abraço de
ótima nova semana.
CatiahôAlc. do Blog Espelhando
ARTHUR CLARO,
ainda seria nossa eterna esperança de "Brasil, país do futuro?"
Espero estar vivo!
Um abração carica.
JOVEM JORNALISTA,
Educação que transformou todas as atuais e grandes nações do mundo!
Um abração carioca
VALDELICE NUNES,
acredito que numa nação corrupta como a brasileira, injusta e desigual como a nossa os "melhores" sempre são absolutamente "criados" e "inventados" por uma elite espúria da qual eu me envergonho!
Um abração carioca.
EDUARDO MEDEIROS,
desgraçadamente!!!
Um abração carioca.
REFLEXOS ESPELHANDO ESPALHANDO AMIGOS
Minha eterna amiga a qual sigo desde muito anos, agradeço o atendimento ao meu convite para vir até aqui.
Muito obrigado e confesso que muito do que falo e escrevo nos meus textos, aprendi com você.
Postar um comentário